Matriz Curricular

MATRIZ CURRICULAR

As disciplinas e a oferta sofreram alterações mediante a Resolução CONSEPE 079 2016 

1o semestre: 3 disciplinas obrigatórias de 45h cada (AST 302, AST 307 e AST 305);
2o semestre: 2 disciplinas obrigatórias de 45h cada e 1 optativa de 30h (AST 303, AST 304 + 1 optativa);
3o semestre: 1 disciplina obrigatória de 45h e 2 optativas de 30h cada (AST 301 + 2 optativas);
4o semestre: 1 disciplina obrigatória de 45h (AST 306)

obs: houve uma alteração, mediante solicitação dos próprios discentes formalizada no colegiado do curso, na oferta das disciplinas AST 301 e AST 305 ficando a 1a no 3o semestre do curso e a 2a no 1o semestre) - Resolução CONSEPE 079/2016.

Todos os docentes cadastrados são responsáveis pelas disciplinas obrigatórias e optativas oferecidas pelo curso do Mestrado Profissional em Astronomia. O professor/mestrando deverá cursar um mínimo de 09 créditos em disciplinas no 1o semestre; 08 créditos em disciplinas no 2º semestres; 07 créditos em disciplinas no 3º semestre e 03 créditos em disciplina no 4º semestre. Durante os 3 primeiros semestres o professor/mestrando deverá elaborar um TFC que deverá ser defendido no 4º semestre [315 horas = disciplinas obrigatórias (7 disciplinas de 45h); 90 horas = disciplinas optativas (3 disciplinas de 30h cada)].

Para a integralização curricular serão necessários:

  • 1) Participação em Seminários de Atualização: seminários dados por especialistas em diversas áreas da Astronomia, como mecanismo de atualização no cenário investigativo desta ciência. Serão computadas as presenças nos seminários para integralização (mínimo de 75% de presença). Os seminários deverão ocorrer nos 3 primeiros semestres do curso;
  • 2) Participação nos Seminários de Qualificação programados a cada 6 meses a partir da 1a matrícula   (ver Instrução Normativa 01/2014 em Documentos Legais Internos);
  • 3) Trabalho Final do Curso (conforme regimento interno do curso)
  • 4) Prática Docente (Estágio Docência), obrigatória aos bolsistas demanda social Capes (conforme regimento interno do curso)


TRABALHO FINAL DO CURSO (TFC)             (ver Instrução Normativa 01/2013 em Documentos Legais Internos)

O TFC deverá produzir material com conteúdos relevantes em Astronomia, para que o professor possa utilizá-lo com segurança em sala de aula, e que será avaliado por uma banca indicada pelo Colegiado do Curso.
Conforme Portaria Normativa no. 17/2009 da CAPES, o TFC poderá ser apresentado em diferentes formatos, tais como dissertação, revisão sistemática e aprofundada da literatura, artigo, patente, registros de propriedade intelectual, projetos técnicos, publicações tecnológicas; desenvolvimento de aplicativos, de materiais didáticos e instrucionais e de produtos, processos e técnicas; produção de programas de mídia, editoria, composições, concertos, relatórios finais de pesquisa, softwares, estudos de caso, relatório técnico com regras de sigilo, manual de operação técnica, protocolo experimental ou de aplicação em serviços, proposta de intervenção em procedimentos clínicos ou de serviço pertinente, projeto de aplicação ou adequação tecnológica, protótipos para desenvolvimento ou produção de instrumentos, equipamentos e kits, projetos de inovação tecnológica, produção artística, sem prejuízo de outros formatos, de acordo com a natureza da área e a finalidade do curso, desde que previamente propostos e aprovados pela CAPES.
O Mestrado Profissional em Astronomia é um programa de tempo parcial, em que a maioria do professor/mestrando deverá manter suas atividades profissionais, não se afastando das escolas onde lecionam (salvo para aqueles com bolsas de estudos e que façam a opção - em concordância com a direção escolar - por afastamento parcial sem remuneração). Para isso todas as atividades presenciais do curso de Mestrado serão concentradas em um ou dois dias da semana, totalizando no máximo 8h semanais.


ESTÁGIO DOCÊNCIA

O Estágio Docência é uma atividade do Mestrado Profissional em Astronomia obrigatória para os bolsistas demanda social Capes. É regulamentado pelo Artigo 36 do Regimento Interno do Curso. O objetivo do estágio docência é proporcionar ao mestrando a oportunidade de colocar em prática o seu aprendizado na Pós-Graduação. As atividades que podem ser desenvolvidas são diversas e diferenciadas, de acordo com o discente e o seu orientador. Dentre elas podemos sugerir: apresentação de mostra científica em espaços não formais, participação na co-orientação de estudantes da graduação, seja na iniciação científica, seja no Trabalho Acadêmico de Final de Curso (TAFC), ministrar palestras em eventos científicos, ou de divulgação científica, como por exemplo, nas Feiras de Ciências, entre outras. Terá uma carga horária entre 15h e 30h. O Orientador é o responsável pela aprovação do mesmo, mediante a realização das atividades previamente articuladas. Um relatório das atividades desenvolvidas pelo discente deve ser encaminhado pelo orientador ao Colegiado do Curso.